Os ritmos da natureza (inverno: tendência kapha)

sri ganesha

É natural harmonizarmos os ciclos biológicos com os ciclos da natureza, quando temos uma rotina diária o nosso sistema endócrino está em sincronia com o ciclo do dia e da noite, mantendo assim em bom funcionamento o nosso organismo como acordar e dormir nos horários certos. Acontece o mesmo bom funcionamento da produção dos humores biológicos (doshas) quando respeitamos não só o ciclo do dia, mas como também o ciclo das estações do ano.

Quando há mudança das estações do ano o organismo tende a mudar como uma reação ao fator externo, ocorre uma alteração na produção dos doshas (vata, pitta e kapha). No inverno tendemos a um aumento na produção de kapha (água + terra). O individuo de constituição kapha nessa época do ano deverá tomar cuidados para não agravar kapha em seu organismo, ou seja, manter a produção de kapha controlada, já que o inverno é um fator agravante desse dosha. Kapha que tem como atributos ou características ser pesado, frio, lento, oleoso, denso, suave e estático, deverá procurar manter-se quente, fazer exercícios físicos pela manhã (entre 6 e 10h), manter uma dieta quente, leve e seca, comer ao meio dia e não comer depois das 18h, evitar dormir muito e ter preguiça, evitar sentimentos de apego, cobiça, mágoa e tristeza.

Vale lembrar que produzimos os doshas em quantidades diferentes, cada indivíduo tem a sua única e exclusiva constituição. O mais importante é sabermos qual é a nossa constituição e respeitar os ciclos da natureza e do nosso organismo de acordo com a constituição individual. É saber sentir, perceber e entender o nosso corpo e como ele se comporta com a interação do meio e fatores externos. Compreender que quanto mais vivermos em harmonia com a natureza e com o nosso corpo, mais saúde adquirimos, evitamos o acometimento de doenças simples e complexas como gripe, diabetes e hipertensão, assim sendo possível alcançar a longevidade com saúde e qualidade de vida.

Para saber a sua constituição ou dosha, consulte um terapeuta com formação ayurvédica.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s